Todas as fotografias de hóquei em patins podem ser vistas aqui.

fortaleza de são miguel

a Fortaleza de São Miguel, em Luanda, foi inaugurada em Abril de 2013 depois de anos de recuperação. sete anos depois da minha primeira viagem a Luanda, fiz turismo na cidade. não, não andei na rua a ver a cidade, mas fui ver a Fortaleza, aquele edifício em tons claros que lá de cima marca a posição estratégica de vigilância e defesa da cidade.

a Fortaleza de São Miguel, em Luanda, foi inaugurada em Abril de 2013 depois de anos de recuperação.

pediram-nos 500akz para entrar e avisaram-nos sobre a política de fotos: tudo pode ser fotografado no exterior apenas. Dentro das salas não pode fotografar. esclarecidas as regras, entrámos.

bem recuperada, começámos por prestar atenção ao edifício em si e à história que encerra em cada parede, em cada canhão, em cada porta.

[13.044]_121

precipitámo-nos de seguida ver a vista da baía. afinal esse era o maior motivo da visita.

[13.044]_055e só depois prestámos atenção às salas. antes de descermos para o piso inferior, onde está patente a história de Angola desde o início da luta pela independência até ao último acordo de paz, começámos pela casamata, cujos azulejos são simplesmente de tirar a respiração.

[13.044]_140no final fiquei com uma certeza: é um sitio obrigatório de visita para quem passa por Luanda. o registo fotográfico completo dos exteriores está aqui.

às 18h em directo, temos sorteio!

obrigada João Moreira