Todas as fotografias de hóquei em patins podem ser vistas aqui.

fonte da vila, turquel

o convite foi feito no facebook pela Comissão de Melhoramentos da Fonte da Vila e extensível a mais de 300 pessoas. pela primeira vez numa data em que eu estava em Turquel, decidi de imediato aderir. eu e outras 6 pessoas, das quais 3 são turquelenses adoptados, o que me agradou bastante ver pessoas que adoptaram Turquel com tanto sentido de participação e bons contributos para iniciativas a desenvolver no futuro.

confesso que quando vi o total de participantes a primeira coisa que me ocorreu foi um velho dizer popular "em Turquel, cada um ao seu granel". a fonte é de todos, faz parte do património da nossa terra e nem todos, nem perto disso, se envolvem nestas actividades que pretendem dar a conhecer e discutir ideias de melhoramento do que é nosso.

de acordo com José Diogo Ribeiro (in Memórias de Turquel), a fonte da vila é já mencionada na Carta da Povoação (datada de 1314) e no Foral da Vila (datado de 1514), o que faz dela um património com 700 anos, pelo menos.

bem, mas deixemos isso para outras discussões. foi quem quis e teve vontade não só de caminhar, como também de (re)visitar uma área da qual todos ouvimos falar e poucos conhecemos.

fui várias vezes à fonte da vila no passado, sempre pela calçada que sai do centro de Turquel. desta vez, fomos em direcção à ribeira mas zona sul de Turquel. diz a organização que foram quase 5km. não faço ideia se foram ou não, mas fiquei com uma ideia bem mais gira dos vales que ficam entre Turquel e os Louções.

dos caminhos que difíceis percorridos noutros tempos para ir lavar a roupa.

e por fim a chegada à fonte da vila, as pedras onde antes se lavava roupa e depois se assinou o nome e agora perdem solidez e esperam um novo destino. que parece, à primeira vista, ser o da ruína mas que algumas pessoas ainda tentam que seja o da recuperação (a fonte foi limpa recentemente por alguns turquelenses).

voltei a casa com uma certeza: o património faz parte de nós, deixá-lo cair e desaparecer é abdicar de quem fomos um dia e de quem somos hoje.

e por isso, eu vou voltar e contribuir com o que souber.

(todas as fotos podem ser vistas AQUI)

quando a chuva vem da terra

The Victoria Falls Hotel

The Victoria Falls Hotel