Todas as fotografias de hóquei em patins podem ser vistas aqui.

Savuti #1

Savuti #1

viajámos para o Savuti, no Chobe National Park, numa terça-feira de manhã e levámos connosco a certeza de que lá íamos ver os predadores (mais especificamente o leão, garantiu-nos o Taz, um dos managers do Camp Okavango)

aterrámos desta vez numa pista de terra batida (percebemos que estávamos numa zona bem mais seca que o delta) onde nos esperava o Metal, o nosso guia para as próximas 48h. recebeu-nos com um sorriso e com a informação de que o percurso até ao lodge eram cerca de 20m, mas iríamos devagar e demoraríamos mais ou menos 40m, dependendo dos animais que víssemos e que poderíamos de imediato começar a fotografar. e não precisámos sequer de 10m para começar a vê-los. elefantes, zebras, girafas, aves... apareceram todos para nos receber, como que a dizer-nos "aqui vão ver tudo a que têm direito".

chegámos ao Savuti Game Lodge perto das 11h e fomos recebidos pela equipa de management que nos explicou a rotina (em tudo semelhante à do Camp Okavango). dali, fomos até aos quartos deixar as malas e começaram as surpresas maiores.

antes de pousarmos as malas, já tínhamos elefantes à porta. depois entrámos e ficámos boquiabertas com o espaço. quarto, sala e wc, tudo com varandas enormes com vista para o canal que passa junto ao lodge e onde os animais bebem água (iríamos ver animais literalmente 24h, até quando estivéssemos a lavar os dentes).

lá ganhámos coragem para ir até ao brunch, sempre com os animais por perto e voltámos para a siesta, que não fizemos. os elefantes apareceram de todos os lados, as girafas também, e o tempo foi passado numa sessão de fotografias que só acabou na hora do chá e de sair para o primeiro game drive a sério.

e finalmente chegaram as 16h e a saída para o primeiro game drive no Savuti.

já ouviram falar dos big five? os big five são os mamíferos de grande porte mais difíceis de serem caçados pelo homem, nomeadamente o Leão, o Leopardo, o Elefante, o Búfalo Africano e o Rinoceronte (tanto o branco como o preto) e todos podem ser vistos no Botswana, excepto o rinoceronte. destes, eu já tinha visto 3 no Kruger Park: o elefante (que até pode ser difícil caçar mas aparece em todos os cantos), o búfalo africano (apenas tinha visto um) e o rinoceronte (vi um de cada) e queria muito ver o Leão agora (nem me tinha passado pela cabeça o Leopardo, confesso).

começámos com antílopes (ou "cenas" como diriam a MM e a MG, depois de um dia no Kruger em que já não havia pachorra para mais Impalas), mas todos os outros, a seu tempo, resolveram dar um ar da sua graça.

um elefante morto junto a um lago, distração minha mas em momento algum me passou pela cabeça que poderia cruzar-me com animais mortos. o cheiro era o pior que já senti.

um leopardo (fêmea) que bebia água junto ao rio (obrigada ao sr. da BBC que nos deu a dica), zebras e gnus em perfeita harmonia.

e depois... os leões. ali estava o macho a dormir e a fêmea alerta a controlar (bem longe, mas deu para o ver (e cumprir o objectivo maior da viagem). 

estávamos prontos para a pausa e para a bebida de final de tarde, uma rotina durante estes dias, quando o sr. da BBC voltou a dar notícias: "o leopardo está junto a outro elefante morto, a comer". dissemos que sim ao Metal, e trocámos o Gin e o vinho branco pela oportunidade de ver o leopardo a deliciar-se com um elefante.

foi uma oportunidade de o ver bem perto, apesar do espectáculo e da clara falta de maneiras a comer, garanto-vos: o bicho é simplesmente lindo!

e terminámos o dia com um balanço positivo: dos 4 big five que existem no botswana, vimos todos!

(curiosidade: o rio esteve seco durante 28 anos, segundo nos disseram de 1982 a 2010. por esse motivo, junto ao lodge, além do canal natural que agora tem água, foi aberto há vários anos um furo de água fresca, ao qual os elefantes se dirigem sempre - os outros animais ficam-se pelo canal normalmente)

Savuti #2

Savuti #2

Delta do Okavango - As fotos

Delta do Okavango - As fotos